{

pesquisar no blog

Atos

Reunião com a coordenação do curso de economia

Professores presentes:
Cláudia Soares, Gilson Oliveira, Wolney Carvalho, Luciano Wexell, Ivan Gargate.

Proposta de novo calendário acadêmico imposta pela reitoria:

20/09/2012 reinicio do 1º semestre de 2012 (4º semestre)
09/11/2012 fim do 1º semestre de 2012 (4º semestre)
29/11/2012 inicio do 2º semestre de 2012 (5º semestre)
                                           24/12/2012 a 08/01/2013 recesso de fim de ano
16/04/2013 fim do 2º semestre de 2012 (5º semestre)
08/05/2013 inicio do 1º semestre de 2013 (6º semestre)
05/09/2013 fim do 1º semestre de 2013 (6º semestre)
                                         08/09/2013 a 24/09/2013 recesso de férias
25/09/2013 inicio do 2º semestre de 2013 (7º semestre)
                                        23/12/2013 a 10/01/2014 recesso de fim de ano
14/02/2014 fim do 2º semestre de 2013 (7º semestre)

Trancar matricula:
  • Aguardar resposta da reitoria para uma nova possibilidade de trancar a disciplina, cada estudante deve avaliar seu desempenho em relação a disciplina
Reposição das aulas:
  • Possibilidade de até uma aula por disciplina em pelo menos um sábado do mês

Ganhos da pauta local:
      Institucionalização, descentralização, concurso publico

Reunião entre os discentes de economia:
  • Chamar uma reunião para esclarecimentos e reivindicação dos nossos interesses
  • Definir urgentemente a organização do corpo discente de economia
  • Discussão de mudança de grade para a turma de 2011

    Depois da exposição do novo calendário acadêmico, os estudantes fizeram uma reunião para definir a aceitação ou não do novo calendário. Com isso, 21 estudantes expuseram seus pontos de vista, cada um defendendo sua opinião, e após o termino do debate foi realizada a votação, obtivemos o seguinte resultado:
1 -  Aceita o novo calendário acadêmico?
 SIM ( x ) NÃO ( ) 
12 votos contra, 33 votos a favor, 3 abstenções

Obs.: A aceitação pelo novo calendário acadêmico foi definido com o critério de fazermos análises e propostas de adaptação e reajustes nas datas possíveis proposta pela reitoria. Estamos aguardando, nesse dia 21 de setembro uma reunião entre os discentes para elaborarmos as propostas de reajustes no novo calendário!


2 - Assembleia: A definir

3 – Centro Acadêmico: A definir




Foram solicitadas pelos estudantes do curso de economia da Unila, algumas informações referentes aos problemas enfrentados pelo curso, e como resposta a essas reivindicações a PROGRAD enviou uma carta como resposta.


__________________________________________
 Av. Tancredo Neves, 6731
85867-970 | Foz do Iguaçu | PR
PTI – Bloco 4
+55 (45) 3576.7307
Fax: +55 (45) 3576.7306

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Foz do Iguaçu, 02 de setembro de 2011.

À
Comissão de implantação do
Centro Acadêmico do curso de Ciências Econômicas
da UNILA.

Caros alunos,

Em atenção ao requerimento datado de 01 de setembro de 2011, encaminhamos as respostas às
questões:

1 – Quais foram os critérios utilizados para a distribuição dos professores visitantes nos
cursos de graduação?
Os professores de cada curso, ou área do conhecimento, fizeram a distribuição dos professores nas
disciplinas de acordo com as especificidades de suas formações e de uma distribuição equitativa da
carga horária entre esses professores.

2 – Por que não foram previstos e providenciados professores para as disciplinas específicas
do Curso de Ciências Econômicas antes do início do segundo semestre? Por que não foram
alocados professores efetivos da Universidade até a chegada dos visitantes?
O processo seletivo para contratação de professores visitantes ocorreu imediatamente após termos a
confirmação do número de vagas, pelo MEC, para a contratação dos professores. A alocação dos
professores aconteceu de acordo com o critério exposto na questão anterior.

3 – Quando começarão a ser ofertadas as disciplinas que estão sem professores?
Imediatamente após a contratação dos professores visitantes. Todos os professores já foram
convocados, e as ausências atuais se devem a pendências burocráticas, desistência de candidatos
aprovados, ou à não aprovação de candidatos em número suficiente para atender as nossas
necessidades. Por esse motivo foi aberto um novo processo seletivo para a área de Economia.

4 – Qual o cronograma de reposição de aulas para que as turmas não tenham prejuízo de
aproveitamento do semestre.
A exigência da PROGRAD e da Secretaria Acadêmica é de que a carga horária das disciplinas seja
cumprida. Os calendários de reposição serão decididos em acordo entre as turmas das disciplinas e
o professor contratado.

5 – Por que foi aceito o ingresso de um professor que legalmente não pode assumir o cargo? A
ilegalidade não é requisito para desclassificação no teste seletivo e chamada do candidato
seguinte?
A banca examinadora avaliou o mérito acadêmico dos candidatos. A pendência burocrática
encontrada no caso de um dos candidatos aprovados foi constatada pela Secretaria de Gestão de
Pessoas, o que impediu sua contratação. Todos os candidatos aprovados para a área de Economia
foram convocados, entretanto, os demais desistiram de assumir a vaga. Isso nos obrigou a abrir um
novo processo seletivo.

6 – Por que não existe uma pessoa na universidade responsável de nos dar informações sobre
a situação de nosso curso?
Os centros interdisciplinares, onde estarão alocados os cursos, estão em fase de constituição.
Enquanto não se finalizar o processo de sua criação, a responsabilidade de acompanhamento dos
cursos é da Secretaria Acadêmica e da PROGRAD.

A Pró-Reitoria de Graduação se coloca a disposição para prestar outros esclarecimentos sobre a
contratação de professores e a alocação de disciplinas que os alunos do curso de Ciências
Econômicas julgarem necessários.

Atenciosamente,

Rubens de Toledo Junior
Coordenador da PROGRAD
UNILA

www.unila.edu.br
UNILA:- Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 4 - Foz do Iguaçu - PR - CXP 2044 – CEP 85867-970 – Fone: (45) 3576-7307
Escritório Técnico: Rua dos Funcionários 1540 – Juvevê – Curitiba – PR – CEP: 80035-050 – Fone: (41) 3350-5697

A Carta completa pode ser visualizada clicando aqui.



Requerimento à Pró-Reitoria de Graduação




Ilma. Sra.
Maria Adélia Aparecida de Souza
Pró-reitora de Graduação
Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

REQUERIMENTO

A Comissão de implantação do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas da UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA – UNILA, vem respeitosamente à presença de vossa senhoria requerer a disponibilização das seguintes informações aos alunos deste Curso:

      1.1 Quais foram os critérios utilizados para a distribuição dos professores visitantes nos cursos de graduação.
      1.2 Por que não foi previsto e providenciado professores para as disciplinas especificas do Curso de Ciências Econômicas antes do inicio do segundo-semestre? Por que não foram alocados professores efetivos da Universidade até a chegada dos visitantes?
      1.3 Quando começarão a serem ofertadas as disciplinas que estão sem professores?
      1.4 Qual o cronograma de reposição de aulas para que as turmas não tenham prejuízo de aproveitamento do semestre.
      1.5 Por que foi aceito o ingresso de um professor que legalmente não pode assumir o cargo? A ilegalidade não é requisito para desclassificação no teste seletivo e chamada do candidato seguinte?
      1.6 Por que não existe uma pessoa na Universidade responsável de nos dar informações sobre a situação do nosso curso?

Visto a gravidade da situação de falta de aulas das turmas do Curso de Ciências Econômicas, e a preocupação dos alunos com o ensino de qualidade, solicitamos que as respostas especificas das questões apresentadas neste requerimento sejam disponibilizadas, por escrito, aos alunos através da Secretaria Acadêmica em até 48 horas.

Sem mais, pedimos deferimento.

Foz do Iguaçu, 01de Setembro de 2011.

Nome e RG dos participantes da Comissão de implantação do Centro Acadêmico






Protocolo de recebimento
Recebido em: ____/____/____ Horário:_____/_____/______
Nome:_______________________________________Assinatura:_________________________


______________________________________________________________________________
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Curso de Economia Unila - All Rights Reserved
Adaptado por: Rogerio Correa
Template Criado por: Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger